NÜREMBERG... eles apenas cumpriam ordens...

Depois de tomar uma decisão você consegue dormir tranqüilo, olhar nos olhos dos seus colegas e amigos, consegue olhar no fundo dos olhos de quem você ama? Mas principalmente, você consegue se olhar no espelho?
Nüremberg, 14 de novembro de 1945, data de inicio do primeiro tribunal internacional ocorrido na história jurídica mundial. Seu objetivo, punir os PRINCIPAIS dirigentes nazistas pelos crimes cometidos durante a 2ª Guerra Mundial. Ao todo os condenados foram responsáveis pela violação de 36 tratados internacionais e pelo massacre de mais de *6 milhões de pessoas, entre crianças, jovens, homens, mulheres e idosos.
Porém, muito mais do que o marco histórico desse evento ou o numero absurdo de pessoas inocentes que morreram, o que mais me chamou a atenção ao pesquisar sobre o assunto foi a justificativa dada pelos réus sobre seus atos criminosos: “Eu apenas cumpri ordens.”
O intuito desse texto não é incitar a rebeldia e a insubordinação, mas é uma tentativa de reflexão sobre a nossa conduta pessoal diante das decisões que tomamos e suas conseqüências. Olhando a historia sobre os crimes de guerra cometidos durante o holocausto e ficar totalmente indignado com a justificativa “eu apenas cumpri ordens”, dada por seus responsáveis é natural. Mas e quanto a nós? Temos sido íntegros e justos no cumprimento de nossos deveres e ao seguir as regras impostas pelo meio em que vivemos.
Não falo aqui somente sobre as ordens dadas por nossos superiores no trabalho, escola ou família. Vamos além, vamos pensar sobre as regras de conduta que estão implícitas em nossa sociedade. Eu falo aqui de caráter, de respeito ao próximo independentemente de raça, sexo, religião, ponto de vista.
Eu falo aqui de amor, de fazer aos outros o que gostaríamos que fosse feito à nós ao invés de simplesmente seguir, sem questionamentos, às regras implícitas e/ou explicitas da nossa sociedade.
Contudo, mesmo acreditando que muito mais importante do que o retorno obtido pelas nossas atitudes, seja a consciência tranqüila de agir conforme os nossos valores, precisamos ter consciência que toda ação leva a uma reação. Qualquer que seja nossa escolha ela terá suas conseqüências.
No caso do julgamento de Nuremberg por exemplo, foram 24 réus. Desses apenas 3 foram absolvidos, 1 tinha saúde debilitada e foi poupado, 4 cumpriram de 10 à 20 anos de prisão, 2 suicidaram-se, 3 obtiveram prisão perpétua e 10 foram condenados a morte por enforcamento.
Por ironia do destino, creio que, se perguntados sobre o porquê de conduzir dez homens à forca, os capatazes responsáveis pelo cumprimento da sentença dada aos réus de Nüremberg poderiam dizer : “EU SÓ CUMPRI ORDENS SUPERIORES”.
Como diria Bernard Shaw:

         

“Cuidado com seus pensamentos porque eles se tornarão palavras.
  Cuidado com suas palavras por que elas se tornarão atos.
 Cuidado com seus atos porque eles se tornarão seu caráter.
  E o seu caráter determinara o seu destino.” (anônimo)

2 comentários:

  1. Olá.

    Percebi que você está utilizando o formulário do dicionário web no seu site, mas a estética dele está um pouco estranha. Pesquisei sobre o assunto e descobri que se você mexer nesse parâmetro width, resolve o problema. Veja:

    De:

    <iframe id="dicionarioweb" scrolling="no" frameborder="0" width="400" ...

    Para:

    <iframe id="dicionarioweb" scrolling="no" frameborder="0" width="300"

    Você pode configurar esse parâmetro do tamanho que quiser ou deixá-lo 100%

    Abraços,

    Ricardo

    ResponderExcluir
  2. Ricardo vc é um fofo obrigada pela dica. :-)

    ResponderExcluir

Postagens populares

conteúdo protegido

myfreecopyright.com registered & protected

seguidores