a 1a versão de Karate Kid e suas lições pra vida

Quando eu era criança assisti ao filme Karate Kid e achei legal pra caramba. Pena que eu só achei legal sem ter absorvido e guardado a mensagem de uma cena que me serviria de lição para o resto da minha vida. Farei um pequeno resumo, para quem não assistiu o filme, ou não se lembra do que eu estou falando. Havia um garoto que queria aprender Karate e um senhor se dispôs a treiná-lo. Porem para que o rapazinho aprendesse mais do que sair batendo em todo mundo, o velho mestre decidiu ensiná-lo a ter disciplina e fez isso com tarefas como: lavar um carro velho, consertar uma cerca e fazer um jardim. O menino achou que estava sendo explorado e que aquilo não tinha nada haver com aprender artes marciais. Mas, no final das contas, um dia ao participar de uma luta o garoto, mesmo estando machucado, obteve a vitoria no combate pois as tais “tarefas nada haver” o fizeram aprender os golpes que ele precisou naquela situação para ser o vencedor.
Mas isso parece um exemplo totalmente esdrúxulo perto das coisas e pessoas que eu amava mas perdi, perto das situações difíceis de falta de saude ou dinheiro que eu já passei. Mas hoje refletindo sobre elas eu percebi que as situações difíceis foram sempre a minha melhor escola. Que as perdas me ensinaram a cuidar das coisas que ganhei e que o sacrifício para ganha-las me ensinaram a obter mais coisas. E apesar disso, vez ou outra ainda passo por alguns momentos difíceis e quando não desanimo de lutar obtenho conquistas felizes. Com isso tenho aprendido que vencer um grande desafio não impede de no futuro passar por mais lutas. Porém, a coisa principal que eu observei é que se eu quiser ser feliz não posso abaixar a cabeça diante das dificuldades da vida, e nem me acomodar após obter alguma vitória. Percebo que a acomodação é o caminho mais breve para o infortúnio e a prostração é a receita mais eficaz da derrota.
Ou seja, disciplina e equilíbrio não valem só para vencer lutas de karatê, mas para qualquer circunstancia na vida. Em suma, pra encerrar esse texto nada melhor do que uma frase de Winston Churchill:
“A vitoria não é o final e a derrota não é fatal. O que conta é a coragem para continuar.”

P.S.: Desejo a todos uma semana produtiva, com mais vitorias do que derrotas. Mas desejo principalmente animo e motivação para que possamos lutar sempre e desanimar... JAMAIS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares

conteúdo protegido

myfreecopyright.com registered & protected

seguidores