SEM MEDO DE AMAR

"Nós precisamos começar a amar para não adoecer." Freud

Certa vez eu postei no meu Twitter @roulsecamara: Pra você qual é o contrario de amor?

Exatamente como eu havia imaginado, a maioria respondeu que era ódio. Mas eu confesso que gostaria que outra palavra também tivesse sido citada. A palavra medo.
Embora no dicionario medo não seja o antônimo de amor, ja perceberam que o efeito de um é absolutamente o inverso do outro? Creio que esse é um fato a se considerar e refletir a respeito. Não, eu não estou querendo discutir sobre aspectos semânticos, nem tão pouco provocar mais uma reforma na língua portuguesa, ao refletir sobre os efeitos desses dois sentimentos só tento encontrar um antídoto contra um veneno que uma vez em nossas vidas costuma impedir a nossa felicidade. É como disse o filosofo Ralph Waldo Emerson:
"O medo derrota mais pessoas que qualquer outra coisa no mundo."
Ja ouviu dizer que o amor vence barreiras, que nos da força, alegria, esperança, inspiração, coragem? E quanto ao medo, ja pensou no que ele produz? Impedimento, desanimo, tormento, desespero, dor.
Durante os anos da guerra fria, os Estados Unidos e a Antiga União Soviética gastaram milhões em uma corrida armamentista totalmente insana, por medo de um possível ataque inimigo. Interessante como esse sentimento desagradável é capaz de causar danos tanto individuais como coletivos. Esse exemplo sobre a guerra fria é só um dos pouco que eu consigo lembrar para citar agora.
Por medo, um individuo comum, assim como eu e você, se detém de empreender uma ação que poderia mudar o rumo de sua vida para melhor e para sempre. Enquanto o amor é a mola propulsora da realização o medo é o caminho mais curto para o desespero e a frustração.
Sinto que nesse “post” eu não possa dividir com vocês mais dados científicos que comprovem a minha tese, mas mesmo assim precisava dividir com vocÊs a minha percepção sobre esses dois sentimentos. E ainda, para fundamentar essa minha concepção, embora esse blog não tenha um caráter religioso, eu não seria integra e verdadeira com vocês se eu não fizesse menção ao trecho bíblico a seguir.:
“ No amor não existe medo; antes , o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não pode ser aperfeiçoado no amor.” 1 João 4;18.
Mas se o medo é o contrario de amor, o que seria o ódio então? Creio que  ódio nada mais é do que o amor que se estragou. Quem sabe até tal estrago não tenha sido causado por uma grande decepção? Aliais eu não ficaria surpresa se a tal decepção tiver sido causada por um triste medo de amar. Ou como diria Shakespere:
"Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o que, com freqüência, poderíamos ganhar, por simples medo de arriscar."
Sendo assim, encerro esse post com o desejo que, nem você nem eu, tenhamos mais medo de qualquer coisa, pessoas ou situações. Mas principalmente desejo que nenhum de nós tenha mais na vida o pior medo de todos...  o medo de amar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares

conteúdo protegido

myfreecopyright.com registered & protected

seguidores