A NECESSIDADE DO CONFLITO.

Sabe qual é o grande problema em escrever um blog com o nome “FAÇA SUA VIDA EXTRAORDINARIA”? Infelizmente não são todos os dias em que acordamos achando que isso é possível. O interessante é que exatamente num dia assim eu abri um livro de administração onde o autor chamava a atenção para a necessidade do conflito (exatamente o que me aborrecia).
          “*Por meio do conflito pode-se avaliar o poder e o ajustamento do sistema da organização à situação real e, assim, atingir a harmonia na organização. O conflito gera mudanças e provoca inovação na medida em que as soluções constituirão à base de novos conflitos que gerarão novas mudanças, as quais provarão outras inovações, assim por diante.”  
Embora eu conhecesse o texto, até hoje não havia considerado a minha vida como uma organização. E pensando dessa forma, pergunto: Quem de nós nunca passou por situações onde parece que tudo resolveu dar errado? Haja força de vontade para manter a disposição numa hora de dificuldade, tristeza, duvida... CONFLITO. No entanto, isso pode ser tudo o que precisamos para promover uma mudança em nossas vidas tornando-as melhor. São exatamente nessas horas que concentramos nossos esforços na resolução do problema e mantemos somente o que é essencial para a sobrevivência. É também um momento onde, não raramente, percebemos que na verdade a situação não estava de fato tão boa, mas estávamos acomodados em situações que não eram ideais apenas aceitáveis. Ainda adaptando o texto para nossa vida, nos colocando na posição da organização, podemos imaginar que uma situação de conflito, quando não é resolvida só disfarçada, um dia tornara à aparecer.
“*Se o conflito for disfarçado e sufocado, ele procurará outras formas de expressão, como abandono do emprego ou aumento de acidentes, que, no fim apresentam desvantagens tanto para o individuo como para a organização.”
O abandono de emprego que o autor cita nessa parte, pode ser considerado como o nosso animo ou motivação. O aumento de acidentes, pode ser visto como freqüentes problemas de saude. E são situações assim que nos impede de alcançar nossos objetivos, sonhos e realizações. Embora paradoxal, o conflito pode ser bom, pois nos leva do aceitável ao ideal. Ainda que não haja qualquer conflito em andamento, uma boa idéia seria avaliar todas as coisas que nos são apenas cômodas e tentar reconsiderar tudo o que esta apenas bom. Afinal como diz a sabedoria popular: “o bom é inimigo do melhor” “e nada é tão bom que não possa melhorar”. Em suma, podemos concluir que realmente o conflito nada mais é do que um mal necessário.
*os textos em destaque são do autor Idalberto Chiavenato e foram extraídos do seu livro: Introdução a Teoria Geral da Administração - 7ª Ed. 2004

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares

conteúdo protegido

myfreecopyright.com registered & protected

seguidores