O PECADO DE DUNGA.

Em época de copa do mundo é quase impossível falar sobre qualquer assunto sem citar a palavra futebol. Mas acho que é possível usar alguns fatos recentes para refletir sobre liderança e relacionamentos interpessoais. Para tanto, nada melhor do que usar o líder que esta no centro de todos os holofotes no momento, o “não” muito querido técnico Carlos Caetano Bledorn Verri ( Dunga ) da Seleção Brasileira de Futebol.
Antes creio ser valido salientar que só quem já teve a incumbência de supervisionar um grupo sabe a responsabilidade e a dor de cabeça que é ter um titulo de chefe, líder, supervisor ou no caso do Técnico de futebol.
Não adianta, mas quem esta numa posição de líder (seja do que for) pode até bancar o bagre ensaboado e tentar fugir da sua responsabilidade de líder... Mas um dia a casa cai e ele vai ter que responder pelo desempenho da sua equipe e/ou de um dos membros dela. Creio ser bem mais compensador que o líder adote uma postura de “líder servidor”, aquele "cara" que esta ali não só para ostentar um titulo, mas pra desenvolver o time sob sua responsabilidade. Um líder assim sabe a hora certa de ensinar e exortar sem medo de ser mal visto ou interpretado. Mesmo assim, o líder acaba sempre respondendo também por qualquer besteira que a pessoa sob sua liderança faça. Por isso, a omissão não é uma boa alternativa pra quem exerce um cargo de liderança, e acreditem: quanto mais omisso o líder for pior será o desempenho da sua equipe e maior sua dor de cabeça. No entanto, ao que tudo indica omissão não parece ser o “pecado de Dunga”, mas seu relacionamento com a imprensa o tem colocado na mira dos microfones, câmeras e demais instrumentos de trabalho da impressa. Tais instrumentos hora servem para o exercício da profissão de jornalista e hora são transformados em armas apontadas e ávidas por “detonar” seus desafetos, nesse caso o técnico de futebol em questão.
A imprensa inteira anda "descendo o sarrafo" nele principalmente por conta do seu jeito curto e grosso em responder as perguntas (muitas vezes capciosas) que lhe tem sido feitas desde o anuncio dos convocados para a Copa da África. Eu tenho pena do Dunga porque o vejo cometendo o erro idiota que muitas vezes eu mesma cometi, ceder a provocação das pessoas que querem exatamente que ele faça o que vem fazendo "dar munição à quem quer atingi-lo".
O fato é que a função de Dunga é conduzir a Seleção Brasileira à vitoria no mundial em questão e não paparicar jornalista pentelho que não tem o que fazer e fica fazendo perguntinha idiota.
Porem, eventualmente a seleção não ganhe essa Copa o maior prejudicado será o próprio Dunga, pois a imprensa certamente se vingará de todas a vezes que ele foi “grosso” (eu prefiro dizer pragmático) com eles e o técnico não terá onde e como se defender. Isso certamente prejudicara seriamente a sua carreira de técnico de futebol. Atualmente a capacidade de ser político e conquistar os bons olhos da opinião pública é mais que uma habilidade, mas uma necessidade para a sobrevivencia esfera profissional. E ca entre nós o Dunga é bastante deficiente nisso.
Contudo, torço para duas coisas: primeiro para que o Dunga acorde pra vida e pare de dar munição aos seus “inimigos”, e em segundo para que o Brasil vença esse campeonato. Tirando o stress de Dunga durante as coletivas de imprensa eu até gosto de muitas idéias dele como, trazer palestrantes que atuam fora do mundo do futebol para palestras motivacionais aos jogadores, o fato dele ter contratado jogadores mais experientes como o Jorginho e Tafarel para auxiliar no trabalho técnico, mas principalmente gosto da forma que ele defender os membros do seu time. Em caso de vitoria do Brasil acho que ele poderá dar boas aulas de liderança, e talvez ele adquira mais autoconfiança e com isso aprenda a fazer seu trabalho sem dar tanta atenção ( e conseqüente munição) as pessoas que só querem mesmo é vender jornal. 

P.S.: Espero que a nossa seleção... "MAKE US FEEL PROUD"

Um comentário:

  1. Marcelo de Falco (@kryptonfalco)28/6/10 11:07 PM

    Concordo com o que foi dito acima em relação ao Dunga e ao fato dele ceder à imprensa que somente quer provocá-lo pra uma briga, pra vender jornal ou mesmo pra julgar, mesmo que até insistentemente ainda, o fato de ele ter feito esta convocação que pra alguns jornalistas, foi uma convocação fraca pra uma Copa do Mundo, só pelo fato de não ter convocado Neymar e Ganso!
    Oras...jornalistas devem apoiar o técnico da seleção brasileira independente da escalação pró ou contra a vontade dos brasileiros, não devemos jamais julgar a escolha daquele que está à frente de uma seleção na qual foi destinado a chefiar, então só cabe a nós brasileiros e jornalistas torcer e vibrar com a seleção que está na Copa!Como diz a campanha do SBT "Vai lá Brasil que a hora é essa"

    ResponderExcluir

Postagens populares

conteúdo protegido

myfreecopyright.com registered & protected

seguidores