APARÊNCIAS NADA MAIS...

Talvez uma das piores coisas que exista seja a aparentar força. Quem aparenta isso causa logo de cara dois
 sentimentos, poderosos e antagônicos que são a admiração e medo Quem admira, gera grandes expectativas. Quem teme, se arma por todos os lados, e como a maior defesa é o ataque... a conseqüência é sempre a guerra. É essa a hora que o "bicho pega".
Quem admira pode começar a ter suas expectativas frustradas, e as vezes se vê obrigado a passar para o lado da turma do medo. Quando isso ocorre, se torna o segundo maior inimigo do “aparentemente forte”.
Admirar a quem se teme não é garantia de uma disputa justa. Pensando bem, nenhuma disputa é justa. Ou como diz uma antiga musica: “the winners takes it all” (o vencedor leva tudo).
Quem continua no time da admiração vai pra linha  de frente e, se permanece, pode acabar "levando chumbo" junto. As vezes, é necessario pagar altos preços em defesa do que acreditamos.
Mas o principal inimigo do tal sujeito que aparenta ser “forte”é ele mesmo ao se superestimar ou se subestimar. O desequilíbrio sempre será uma arma a ser usado contra ele mesmo.
Talvez o único antídoto para a superestima ou a baixo estima esteja em um conselho do filosofo Sócrates: “conhece-te a ti mesmo”. Quando sabemos quem somos e o que queremos dificilmente seremos barrados por qualquer tipo de obstáculo.
No entanto, adquirir autoconhecimento não eliminara da face da terra duas grandes pragas da humanidade: a estereotipização e por conseqüência o preconceito.
O preconceito que nos faz olhar para uma pessoa e julgá-lo forte ou fraco, bom ou mal, amigo ou inimigo muito antes de qualquer fato concreto é uma conduta é covarde, injusta, mutiladora e contraproducente em todos os âmbitos das relações humanas. E citando Bob Marley:
"Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haverá guerra."
Na presente reflexão, devemos considerar que não só a cor da pele, mas enquanto a raça, religião, sexo e opinião diferente da nossa for mais importante do que respeitar o proximo, haverá sempre guerra.
Feliz ou infelizmente, nunca seremos capazes de agradar a todos, sempre havera quem não "va com a nossa cara". E é nessa hora que se faz necessario ter conciencia dos nossos atos e seguir um conselho também de Bob Marley.
"Preocupe-se mais com a sua consciência do que com sua reputação. Porque sua consciência é o que você é, e a sua reputação é o que os outros pensam de você. E o que os outros pensam, é problema deles."
Em suma, respeitar ao proximo e a nós mesmos é uma boa maneira de encerrar 2009 e partir para um 2010 com chave de ouro e pé direito.

Um comentário:

  1. Muito bom esse post. Realmente, acho que as frases do Bob Marley resumem absolutamente tudo. :) parabéns pelo blog! beijos

    ResponderExcluir

Postagens populares

conteúdo protegido

myfreecopyright.com registered & protected

seguidores