Oráculo parte 1 – Futuro, devo prever ou construir?

Quem pensa que é só brasileiro que gosta de saber o seu futuro, provavelmente nunca assistiu qualquer um dos filmes da trilogia Matrix, ou O Vidente e muito menos o seriado da FOX “The Ex-List”. Esse ultimo é hilário. Conta a história de uma moça que vai até uma cartomante que lhe diz que se até uma determinada data ela não se casar ... JÁ ERA! Vai ficar pra titia! Desesperada para saber como se livrar de tal “sina cruel" a moçoila pergunta à vidente onde encontrar um marido e é ai que a coisa começa a ficar engraçada. A vidente lhe responde que ela já o encontrou e o cara é um ex-namorado. Onde esta a graça disso? Simples, a menina tem uma lista MEGA extensa de ex-namorados, e começa uma busca muito doida pra saber qual dele é o homem da sua vida.

Seriado americano aparte, pergunto quem nunca teve curiosidade de saber o seu futuro. Alguém mais religioso pode dizer que isso é errado e “talz”, mas duvido que essa mesma pessoa nunca recorreu aos conselhos de um obreiro ou pastor (do tipo que tem os chamados dons de revelação), ou nunca abriu a bíblia e, com olhos fechados, buscou um versículo que lhe responda suas duvidas sobre o futuro.

Tenho certeza que de uma forma ou de outra todos nós um dia recorremos à algum meio de prever o futuro, afinal ninguém quer ser pego de surpresa. Principalmente por aquelas que são desagradáveis.

Porém outro dia eu vi uma frase que me fez pensar muito a respeito dessa fixação do ser humano em querer saber sobre o futuro. Dizia assim: A minha duvida é, adianta saber o que vem pela frente se não se sabe ao certo o que queremos que aconteça? E se por ventura o que eu quero for diferente do que o que alguém possa ver no futuro para mim? Só por isso eu devo deixar de lutar pelos meus objetivos?
“Todos os caminhos estão errados quando não se sabe aonde se quer chegar.”
Voltando a considerar as produções artísticas como televisão e cinema, me lembrei de uma peculiaridade na trilogia “Matrix, a consulta ao Oráculo. Mesmo sabendo o que tinha que fazer, e sendo o mais provável “escolhido” para tal tarefa o personagem NEO, sempre consultou o Oraculo antes de partir para algo definitivo. No entanto, o que mais me chamou à atenção na saga em questão é que o personagem citado fazia essas consultas meio que pra simplesmente cumprir tabela, pois no fundo ele sabia o que tinha que fazer e onde queria chegar.

Esse texto não tem a pretensão de promover ou condenar a pratica da consulta aos “oráculos da vida”, apenas de refletir sobre o que é mais produtivo, saber sobre o futuro ou buscar construí-lo dia a dia de acordo com os nossos objetivos?

Essa duvida me faz lembrar uma frase que ouvi em um outro filme “O Vidente” (com Nicolas Cage):
“O problema em se prever o futuro é que ele muda todas as vezes que eu olho para ele.”

Ops!!! Acho que essa frase ao invés de fechar o assunto, nos instiga a pensar mais ainda sobre o tema, néh? Então hoje vamos ficar só pesando sobre a questão de prever ou construir o futuro.
Não percam a segunda parte desse texto: “Oraculo parte 2 – “prevendo o futuro” . Por hoje é só pessoal...
Até mais amigos (as)  leitores (as) do blog MYLE, aguardo vocÊs. :-)

Um comentário:

  1. AAAh, eu sou mega hiper duper suspeita pra falar, que né? eu ADORO um tarot, adoro ler previsão do meu signo e coisa e tal! rsrsrsrsrsrs Mas o problema da coisa toda eu acho que esta nas pessoas não terem muita noção do que são essas coisas e pra que servem e como funcionam! O proposito nisso tudo na verdade seria só usar pra auto conhecimento, como no caso dos buzios (tá que quem não sabe o que não vai entender, mas basicamente diremos assim, buzios não são feitos pra prever seu futuro nem nheco nheco nem nada, isso é balela e o povo que o faz é trambiqueiro... buzios são na verdade pra serem usados na busca de conhecimento religioso pessoal, no caso, na umbanda ou no candomblé!)! E por aí vai... ih ia ficar o resto do dia escrevendo, mas né? vamos jogar a polemica na coisa e bater um papo! rsrsrsrs
    Beijinhos

    ResponderExcluir

Postagens populares

conteúdo protegido

myfreecopyright.com registered & protected

seguidores