Dona Quita e as panelas.... (Administração, Futebol e Vovó)

Eu procurava no Google uma imagem que “casasse” com esse post e de repente achei essa foto que parece ter sido tirada do fogão à lenha da minha avó. Porém, a frase que a D. Quita usava tem mais haver com a não aceitação do Técnico Dunga às sugestões para a sua lista de jogadores do que com ato de cozinhar. Toda vez quando havia muita gente querendo resolver um só assunto vovó dizia:  “Em panela onde muitos mexem, a comida ou crua ou queimada sai.” Embora eu esteja entre os milhões de brasileiros que não estão muito empolgados com as escolhas de Dunga, preciso admitir acreditar que ele esteja certo em levar em consideração suas próprias convicções ao formar o time que disputara a Copa de 2010. Creio  que, alem da qualidade, Dunga levou em consideração a capacidade dos atletas escolhidos em seguir o seu comando. E nisso ele esta muito certo, principalmente em não se deixar pressionar por palpites e sugestões, afinal de contars é ele quem será responsabilizado pela vitória ou derrota do Brasil nessa competição.
No entanto, vamos considerar duas hipoteses: 1º que Dunga tenha errado em não chamar alguns jogadores, e 2º que ele tenha procedido dessa maneira por não ser capaz de trabalhar com os mesmos . Para essa analise vamos considerar os nomes dos não convocados mais lembrados no momento: Adriano (Flamengo), Ronaldinho “Gaúcho”, Ganso e Neymar (Santos). Agora eu pergunto qual outro técnico seria capaz de fazer um time de 23 jogadores conquistar vitoria nessa Copa, tendo também que: contornar os inúmeros problemas pessoais de um, o atual baixo rendimento profissional do outro e pra completar lidar com a inexperiência (e talvez até imaturidade)de mais dois? Difícil néh?
O fato é que quando um líder deixa todo mundo dar “pitacos” em sua gestão ele perde a autoridade e respeito de sua equipe o que com certeza vai contribuir para que essa mesma equipe seja bastante problemática quando não totalmente ineficaz na realização de suas tarefas.
Em suma, partindo do principio que um líder deva ser o responsável pela escolha dos integrantes do seu time, e que deve zelar pelo seu comando minimizando e impedindo interferências externas, o ex-capitão da seleção e agora Técnico Dunga começou bem. Queira Deus que ele termine bem trazendo pra o Brasil o titulo de Hexa-campeão, do contrario o que poderia ser um ótimo exemplo de liderança e administração vai se tornar uma grande decepção não só para ele, mas para todos nós que somos brasileiros e por conseqüência apaixonados por futebol.


P.S.: Falando em paixão por futebol, espero que vocês gostem do clipe abaixo.
                
P.S.: (2) Vote na nossa enquete da semana : Se você pudesse trocar o técnico da seleção brasileira de futebol, quem você colocaria no lugar do Dunga?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares

conteúdo protegido

myfreecopyright.com registered & protected

seguidores