CRITICAS DESTRUTIVAS, (re-publicação)

O proximo texto fez ainda mais sucesso do que o "Bizzarrotometro". Talves porque ao invés de brincar com o fato das bobeiras de falam para nós e contra nós, ele traga uma reflexão sobre as possíveis razões que levam uma pessoa a cuidar da vida alheia.
Espero que gostem.

Criticas Destrutivas (maldade ou sociopatia)

Porque será que algumas pessoas fazem tanto uso da altercação e do prazer macabro de atrapalhar quando não podem ajudar? Infelizmente, por mais inútil e desagradável que seja, existem pessoas que possuem o sádico prazer de procurar, destacar e principalmente alardear o pior lado das pessoas e das situações. Creio ser essa a tal da critica destrutiva, pois não tem qualquer intenção de ajudar o criticado, apenas fazê-lo se sentir inferior.
Na frase abaixo Balzac define bem as razões para uma critica destrutiva:

"É tão natural destruir o que não se pode possuir, negar o que não se compreende, insultar o que se inveja". (Honoré de Balzac)

Recentemente conheci a Dona Vera, uma senhora com uma linda e vasta experiência de vida. Outro dia começamos a conversar sobre criticas e dona Vera disse uma frase absolutamente obvia, mas que poucos de nós nos damos conta quando somos bombardeados por criticas cruéis.

“Quando alguém insiste em destacar suas falhas, ela simplesmente esta tentando esconder suas próprias mazelas direcionando a atenção para você. Ao te inferiorizar, ela pensa esconder seus próprios defeitos. “

Apesar de concordar, prefiro acreditar que essas pessoas não são más, porem doentes. Sua doença produz um complexo de inferioridade tão absurdo que às faz agir dessa forma. É mais que uma mera necessidade de auto-afirmação, é praticamente uma sociopatia.
Alguém mais religioso pode dizer que a critica destrutiva é uma ação inspirada por satanás. Apesar de ter uma formação protestante, portanto religiosa, procuro fugir de explicações sem embasamento cientifico, mas, nesse caso, eu concordo com essa visão teológica, pois é incompreensível que um ser humano, em sã consciência, tenha prazer, ou mesmo veja alguma vantagem efetiva em inferiorizar seu semelhante.
Há de se considerar também que não somos perfeitos e que muitas vezes merecemos as criticas recebidas. Nesse caso cabe a nós saber separar o que é bom do que é ruim e fazer uso disso em nosso próprio beneficio.
Vendo por esse prisma, talvez seja mais fácil suportar as criticas e seus autores, embora ainda assim seja muito difícil manter o coração limpo e a mente pura quando se é alvo deles. Contudo, penso que a melhor forma de manter a nossa sanidade diante dos críticos de plantão é fazer como Cristo e sobre nossos agressores dizer sinceramente:

“Pai perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares

conteúdo protegido

myfreecopyright.com registered & protected

seguidores