Aproveitando o Vinho... receita de “Coq Au Vin”


Caramba pessoal, meu último post causou mais do que o post comparando o Christian Grey com o Batman.  Fiquei passada!!!
Nem conto o que eu ouvi e li a respeito. Etaaaa povo malicioso sôr! Gente, na boa, aquilo foi só uma dica. 

Se você me perguntar se eu fiz, vou ter que ser sincera em dizer que infelizmente não, pois, no momento, não estou namorando. Mas se  eu estivesse em uma relação séria,  teria feito tudo com toda certeza. Logicamente eu não dividiria detalhes da minha vida intima, nesse espaço ou em qualquer outro. Aqui no nosso bate papo, quando muito, poderia citar um exemplo ou outro, somente o necessário e essencial. Mas resolvi colocar esse adendo pra parar alguns "ataques de pelanca" que eu vi e ouvi a respeito. Eu heim!!!  Eu que to sem namorado e esse povo que ta precisando de amor. Ou talvez de um tanque de roupas pra lavar e parar de se preocupar TANTO com a minha vida??? 

Logicamente que não me refiro aos meus leitores fofos que me seguem desde 2009, quando esse blog foi criado. 
Os ataques foram de pessoas que... Hahaha, prefiro não comentar quem, mas citar o fato foi um jeito de me divertir com v voces meus(as) queridos(as) leitor (as), gargalhar um pouquinho dessas bobeiras.

Mas, deixando de lado as manifestações exacerbadas e ilarias,  vamos ao que interessa: o aproveitamento do vinho que pode ter sobrado da noite anterior.

Pra quem não sabe, um vinho até mantem alguma qualidade por no máximo três dias depois de aberto, isso é, se guardado na geladeira.
Depois disso esquece, a qualidade já era. Então o que fazer?

Bom, eu poderia aconselhar uma pizza na terça-feira, caso seu vinho tenha sido aberto no sábado, para acabar de matar a garrafa. Mas como a mulherada anda sempre de regime, o povo trabalha e estuda durante a semana, talvez o melhor mesmo seja aproveitar esse vinho para tempero de carnes.

Galera, FICA MUITO BOM!!! A carne fica mais macia e na medida que você cozinhar, assar ou fritar, o álcool evapora deixando somente um suave toque do vinho. É de comer rezando!!! 

Você não precisa  fazer  algo tão  elaborado como a receita de “Coq au vin” a seguir. Você pode apenas picar o peito de frango em cubinhos e temperar usando um cálice de vinho, mais o restante dos temperos que você normalmente usa, excluindo líquidos como vinagre e ou limão.

Pronto!

Você terá um prato, que seria  trivial e básico, porem com um “quê” de receita gourmet. Chique não?

Imaginando que você seguiu a minha dica anterior, e sua noite foi um sucesso tão grande que o “gajo” está a pensar em te apresentar pra família dele... Bom, talvez seja uma boa oportunidade de conquistar a sogrinha e caprichar nessa receita francesa de “Frango ao Vinho”.
Acompanhe a receita abaixo, e se não tiver sogra na parada, prepare pra sua mãe, tia, pra  você, pro seu love de novo... 

Enfim, prepare pra sua  família,  de sangue ou de coração. 

Prato bom é democrático, você pode oferecer a todos, eu particularmente costumo preparar coisas assim para quem vale muito a pena. Carinho também se faz com essa forma de dedicação.

Bom apetit!!!


Ingredientes para preparo do “Coq au Vin” (Frango ao Vinho em Francês)

·       50 ml de azeite 
·       Coxa e sobrecoxa de frango marinados (1 kig)
·         1 colher (sopa) de manteiga
·         1 colher (sopa) de farinha de trigo
·         150 g de cebolinhas pequenas
·         150 g de champignon (paris) em conserva
·         Sal e pimenta-do-reino a gosto
  

Para a marinada
· 1 cebola picada
· 2 cenouras picadas
·1 bouquet garni feito com tomilho, louro e 3 dentes de alho
·1 garrafa de vinho tinto (de boa qualidade)
· Sal e pimenta-do-reino a gosto
· 1 kg coxa e sobrecoxa de frango

Modo  de  Preparo
Retire as coxas e sobrecoxas de frango do saco plástico. Coe e reserveo caldo da marinada. 
Numa panela, aqueça 50ml de azeite e doure as coxas e sobrecoxas de frango.
Junte nesta panela, o caldo reservado da marinada e cozinhe, em fogo médio, por cerca de 40 min ou até as coxas e sobrecoxas de frango ficarem macias.                                                                                 Numa frigideira em fogo baixo, derreta 1 colher (sopa) de manteiga e incorpore 1 colher (sopa) de farinha de trigo. Mexa bem e acrescente ao cozimento das coxas e sobrecoxas do frango.                      Junte 150 g de cebolinhas pequenas e 150 g de champignon (paris) em conserva.                               
Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto.

Para a marinada
Coloque num saco plástico 1 cebola picada, 2 cenouras picadas, 1 bouquet garni feito com tomilho, louro e 3 dentes de alho, 1 garrafa de vinho tinto (de boa qualidade), sal e pimenta-do-reino a gosto. Acrescente 1 kg coxa e sobrecoxa de frango nesta marinada, feche o saco plástico e deixe apurar por 24 h.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares

conteúdo protegido

myfreecopyright.com registered & protected

seguidores